Igreja e convento Franciscano foram destruídos na Síria

siriaO site da Rádio Vaticano informou nesta segunda-feira (22/04/13) que uma forte explosão destruiu a Igreja e conventos dos Frades Franciscanos na Mesopotâmia, segundo informações da Agência Fides.

 “Era a única igreja em Deir Ezzor que ainda permanecia intacta”. Não está claro sobre como foi destruída. Segundo algumas informações, abriu-se um buraco na igreja por onde entraram combatentes da oposição. O exército teria bombardeado o local, destruindo a igreja. Outras informações indicam que uma auto-bomba foi colocada ao lado da estrutura.

Padre Haddad comenta com grande amargura “todo este ódio e profanação”. “Naquela área – observa – não existem mais cristãos”. Nos meses passados, devido à situação crítica “os nossos dois frades que residiam no convento deixaram Deir Ezzor com as Irmãs de Madre Teresa e cerca de dez idosos que habitavam com eles. Eram os últimos cristãos presentes na região. Agradeço a Deus que os dois frades estejam a salvo. A igreja de pedra poderá ser reconstruída algum dia, quando uma primavera de paz aparecer no Oriente Médio”, afirmou o sacerdote capuchinho.

Deir Ezzor é uma cidade no Leste da Síria, além do Eufrates, entre Palmira e a fronteira iraquiana. “A nossa presença ali remonta aos anos 30 do século passado, mas estamos no Oriente Médio desde muito tempo”, conta. “Em quase quatro séculos de história, a nossa vice-província sofreu diversas destruições e perseguições, mas sempre ressuscitou, Com Cristo Ressuscitado”. Uma outra comunidade de frades capuchinos permanece no Sul da Síria, em Soueida, ainda tranquila e para onde foram os dois frades.

Fonte:http://pt.radiovaticana.va/news/2013/04/20/s%C3%ADria:_

destru%C3%ADdos_igreja_e_convento_franciscano/bra-684901

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.