Holismo

O holismo é uma filosofia que visa acentuar o todo, considerando a unidade presente no universo e nas suas partes. Pretende, pois, entrelaçar os diversos ramos do saber e do agir humano em interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, transpartidarismo, etc.  Para tanto, recebe grande contingente de pensadores orientais, para os quais o Sim e o Não se confundem no Ser Supremo.

A propósito notamos que é inegável e indestrutível a dualidade existente no mundo: masculino e feminino, dia e noite, verão e inverno, seco e úmido… Trata-se de realidades contemporâneas, que constituem dualidade e não dualismo (princípios antagônicos). O ideal do holismo será atingido não pela confusão das idéias e das ciências, mas pela conversão dos afetos e dos corações. As pontes se construirão entre os homens mediante a superação do egoísmo; esta tarefa não destrói a identidade de cada criatura, mas faz que cada qual, sem se autodestruir, se integre na harmonia do todo. O holismo é muito empregado hoje pela Nova Era e seitas orientais. (*PR n. 328/1989, pág. 425-431)

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.