Históricos livros religiosos resgatados da Síria são expostos em Jerusalém

viewlivroSegundo publicou Gaudium Press nesta quarta-feira (29/07/15), a Biblioteca da Custódia da Terra Santa em Jerusalém, em Israel, acolhe uma exposição de livros antigos da biblioteca franciscana de Alepo, na Síria, uma das cidades mais atingida pela guerra no país. A mostra, de grande valor cultural, foi qualificada pelo Custódio da Terra Santa, Padre Pierbattista Pizzaballa, como “um claro sinal de solidariedade com os cristãos que ali vivem”.

Os documentos, de grande importância para a história da Igreja na Síria e testemunho de um rico patrimônio cultural, são em si mesmos uma mensagem diante a destruição ocasionada pela guerra.

“Hoje queremos mostrar que, apesar destas tentativas (de destruição da presença cristã), nossas raízes estão ali, ali permanecerão, e nessas raízes aqui expostas, tentamos recomeçar nosso futuro na Síria”, afirmou o sacerdote a Forum Libertas.

Os textos incluem peças de grande interesse como um manuscrito de 1891 com instruções para conversar em língua árabe, escrito em italiano e que expressa o harmônico intercâmbio cultural que caracterizou o país em épocas recentes.

Em meio às condições de violência “que querem destruir a vida e a cultura das pessoas, entendemos a necessidade de salvar esta cultura e, portanto, a identidade dos cristãos presentes na Síria”, relatou a Forum Libertas um voluntário da exposição, Fabrizio Fossati. (GPE/LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Forum Libertas

Fonte: http://www.gaudiumpress.org/content/71892-Historicos-livros-religiosos-resgatados-da-Siria-sao-expostos-em-Jerusalem#ixzz3hIjWEcmI

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.