Hino oficial da JMJ 2013 lançado no Rio de Janeiro: Esperança do Amanhecer

O site ACIDIGITAL divulgou neste sábado,15 de setembro de 2012, que na noite anterior, foi realizado no Rio de Janeiro um evento chamado “Aventura da Cruz” para lançar o Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude de 2013: “Esperança do Amanhecer”, que foi composto pelo Pe.José Candido.

Leia a seguir a notícia na íntegra:

Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2012 (ACIDIGITAL) – Na noite desta sexta-feira, 14, milhares de jovens e fiéis se reuniram no Rio de Janeiro para ouvir e cantar pela primeira vez o Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude de 2013 que leva por título: “Esperança do Amanhecer” e foi composto pelo Pe. José Candido, autor de conhecidas músicas  litúrgicas em português. O evento no Rio de Janeiro contará com a presença do Papa Bento XVI e milhares de jovens do Brasil e do mundo.

O lançamento da canção foi realizado durante o evento que levou por nome “Aventura da Cruz”, no mesmo dia em que a Igreja em todo o mundo recordava a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Após o show dos cantores católicos Adriana, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar, Olivia Ferreira e Leandro Souza, intérpretes do Hino, os jovens assistiram o vídeo contendo a canção eleita como hino oficial do próximo encontro mundial dos jovens com o Papa.

 Estiveram presentes Dom Orani João Tempesta, o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, juntamente com o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, e o autor do hino, o Padre José Candido.

“Creio que hoje é um dia muito bonito para todos nós. Lançamos o Hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 lembrando que foram 180 contribuições e uma escolha difícil para poder definir uma canção que pudesse dizer aquilo que é a JMJ, aquilo que é a juventude, e que também trabalhasse com o tema da Jornada: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’ (Mt 28, 19)”, disse Dom Orani em declarações reunidsa pelo Portal Canção Nova Notícias.

Dom Orani recordou que o lançamento do Hino aconteceu em um dia especial, Dia da Exaltação da Santa Cruz, e que a Cruz da JMJ também percorre diversos estados e municípios do Brasil. “Queremos evangelizar e anunciar Jesus Cristo que morreu na cruz, mas que venceu a morte e ressuscitou, e os jovens são protagonistas desse anúncio hoje e amanhã”.

Os jovens que puderam ver a cerimônia mostraram entusiasmo ao escutar e acompanhar o lançamento da canção oficial. O jovem Marcos Antonio Gomes disse em entrevista a ACI Digital:  “(o hino) me fez lembrar a passagem ” Não os chamo mais de servos, mas sim amigos’. interessante pois ser amigo é ser próximo, íntimo e ‘Sejam missionários’ me levou a lembrar a missa de envio na JMJ 2011 que o Papa nos convidada a levar o amor de Cristo aos irmãos..

Por sua parte, Leonardo Sant`Anna, outro jovem entrevistado por ACI Digital no dia do evento afirmou: “eu gostei da melodia. É fácil e o refrão acaba ficando na mente”.

O clima de festa e alegria do esperado lançamento foi seguido de momentos de oração e encontro com Cristo na Eucaristia com a Santa Missa e a tradicional Vigília Eucarística dos jovens.

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, quem presidiu a Eucaristia com os jovens na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Santa Cruz,  afirmou que “através do Hino da JMJ 2013, vocês, jovens do Rio querem convidar todos os jovens do mundo inteiro a manifestar sua profunda unidade a Deus e à Igreja, convidando todos a testemunhar no canto a própria comunhão em Cristo e, na fraternidade e no empenho, a ser Seus discípulos pelo mundo inteiro”, disse.

“Compete, sobretudo, a vocês, jovens discípulos de Cristo, mostrar ao mundo que a fé  confere uma felicidade e uma alegria verdadeira, plena e duradoura”, disse Dom D’Aniello.

O hino pode ser escutado na página oficial da JMJ, que também oferece a letra do  mesmo, através do link: http://www.rio2013.com/pt/a-jornada/hino

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=24152

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.