Há pecados tão graves que nem sequer um presbítero pode absolver?

AcorrentadoHá pecados em que o ser humano se afasta totalmente de Deus provocando a excomunhão devido à gravidade do ato. Na circunstancia dos pecados que implicam – excomunhão, a absolvição que só pode ser concedida pelo – Bispo ou até, em certos casos, pelo – Papa. Em caso de morte, qualquer – sacerdote pode absolver de todos os pecados e da excomunhão. [1463]

Leia também: Pecado e Salvação

O que são pecados graves (mortais) e pecados leves (veniais)?

Que pecados me impedem de comungar sem confessar?

Quais são as raízes do pecado?

Pecado, a doença da alma

Todo pecado tem perdão?

Um católico que, por exemplo, comete um homicídio ou se envolve na prática do aborto exclui-se automaticamente da comunhão sacramental; a Igreja apenas atesta este estado. A excomunhão tem a intenção de melhorar o pecador e reconduzi-lo ao caminho certo.

Fonte: Youcat

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.