Fundada na Arquidiocese do Rio a Academia Fé e Razão

RIO DE JANEIRO, 10 Jun. 11 / 03:06 pm (ACI) Uma missa em Ação de Graças realizada ontem, 9 de junho, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Paulo Cezar, marcou a inauguração da Academia Academia Fides et Ratio – Fé e Razão – que aspira Ser um canal de diálogo, que coloca a Igreja em contato com o mundo, e ao mesmo tempo ser uma presença que possa ‘iluminar’ pela fé os grandes debates da sociedade.

Segundo a informação divulgada pela página da Arquidiocese da capital carioca, a data foi especialmente escolhida por ser o dia em que a Igreja celebra a memória litúrgica do Beato José de Anchieta.

Dom Orani lembrou a missionariedade do beato, conhecido como o Apóstolo do Brasil, e o seu ardor na evangelização que deve servir de exemplo para os membros da recém criada Academia.

Em sua homilia, Dom Orani destacou que as mudanças que movem e transformam o mundo são feitas através das ideias, e é especialmente nesse aspecto que a academia é chamada a colaborar, a ajudar, para que encontrem “caminhos de fraternidade, justiça e paz”.

Dom Paulo, que acompanhará os trabalhos do grupo, expressou o desejo de que a nova academia “possa ser uma instância de diálogo com o mundo da cultura, com o mundo da ciência”.

O presidente da Academia, Padre Aníbal Gil Lopes, agradeceu ainda o acolhimento dado pelo Arcebispo, possibilitando a instalação da Fides et Ratio na arquidiocese.

Membro da Pontifícia Academia Pro Vita da Santa Sé, o sacerdote presidente da Fides et Ratio destacou que o papel da Academia para a Igreja é mostrar como o intelectual católico pode estabelecer uma ponte entre a comunidade de fé e o mundo. Segundo o Pe. Aníbal, em declarações reunidas pela página web da Arquidiocese do Rio, “a academia nasceu dentro dessa perspectiva”.

“Como intelectuais católicos, das diferentes áreas do saber, se colocam e como podem se colocar a serviço desse diálogo. Ela reúne, portanto, pessoas importantes na nossa sociedade acadêmica, intelectual, de várias universidades, que se colocam a serviço do anúncio do Senhor Jesus através do conhecimento da ciência e da cultura”, concluiu o sacerdote presidente da Academia Fé e Razão.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.