França: Mais de 3000 mil serão batizados na Páscoa

batismoviewO site Gaudium Press informou na última sexta-feira (04/04/2014),  que 3631 adultos pediram para receber o Batismo, na França. Esse número cresce a cada ano: são 411 catecúmenos a mais que em 2013 e 1222 a mais do que em 2005. Segundo os bispos da França é “um aumento com regularidade”. Esta é uma excelente notícia, especialmente por vir da Europa. Isto indica que a “Nova Evangelização”, tão pedida por João Paulo II e Bento XVI, começa a dar seus bons frutos.

Esses adultos que desejam o batismo estão numa faixa etária de 20 a 25 anos para os homens e 25 a 30 para as mulheres, em ambos os casos 25% dos catecúmenos. A maioria dos candidatos (45%) se identificou como cristãos, enquanto que cerca de 20% afirmaram não ter qualquer filiação religiosa anterior. Cerca de 70% dos catecúmenos vivem em regiões urbanas.

O relatório mostra as razões que levaram muitos a fé: não saber como responder às perguntas dos filhos, a experiência da morte de um ente querido, o testemunho extraordinário de um crente, a generalidade dos convertidos; alguns disseram que se sentiram atraídos pela unidade e confiança entre os católicos. “Isto se expressa em quase todos os catecúmenos. Descobrem a alegria da fraternidade entre os cristãos, uma relação simples e verdadeira entre as pessoas em nome de Cristo”, disseram os bispos.

Entre os motivos que os catecúmenos destacam do testemunho da Igreja se encontram a possibilidade de um relacionamento pessoal com Deus, a alegria cristã, a vida comunitária, as obras de solidariedade, o sentimento de unidade, a certeza sobre o sentido da vida, a confiança e a beleza da liturgia. Esses catecúmenos que serão batizados recebem a formação cristã por um período de um a dois anos, e sua preparação é acentuada a medida que se aproxima a festa da Páscoa. Normalmente recebem o Batismo na Vigília Pascal na mesma paróquia a qual pertencem.

Um dos efeitos dessas conversões é que podem atrair outros membros da família, em especial crianças e jovens que pedem para fazer parte da Igreja assim como seus irmãos mais velhos. Neste ano, cerca de 1500 adolescentes fizeram este pedido e foram convidados pelo Bispo para receber o sacramento com seus irmãos. O documento dos bispos franceses afirma que: “A batalha da Fé envolve todo o ser. Este é o mistério de Deus na vida.

Fonte: http://www.gaudiumpress.org/content/57491-Igreja-na-Franca-batizara-mais-de-3-mil-durante-a-Pascoa

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.