Filme sobre o Beato Padre Jerzy Popielusko estreia na Espanha

Na Polônia o filme já foi visto por mais de 1.300.000 pessoas

Madrid (Segunda-feira, 16-01-2012, Gaudium Press) O filme que narra a história do sacerdote e mártir polonês, Jerzy Popielusko -beatificado em 6 de junho de 2010 em Varsóvia- estreará nas salas de cinema da Espanha no próximo dia 27 de janeiro.

Trata-se do filme “Popieluszko… A liberdade está em nós”, do diretor polonês Rafal Wieczynski -com a atuação de Adam Wornowickz-, que foi catalogado como o projeto cinematográfico de maior envergadura de 2009 na Polônia.

O filme, conta os dramáticos fatos de seu brutal assassinato em outubro de 1984 pelo serviço de segurança do governo comunista polonês.

Narra também, parte da vida do padre Popieluszko, que encontrou sua vocação após concluir o serviço militar, e sua ação durante os difíceis tempos da chamada “lei marcial”, quando seu nome começou a se tornar conhecido em toda a Polônia.

Seu diretor, Wieczynski, em uma entrevista para a “Rome Reports”, assinalou que decidiu realizar este filme para que as próximas gerações conheçam o que passou e tenham presente ao sacerdote polonês. “Era um dever fazer um filme sobre Popieluszko. Quando eu era pequeno ele falava bem alto, com valentia, do que a gente pensava, mas não podíamos dizer, e morreu por isso”, acrescentou.

Será apresentado em vários países

O diretor, como expressou na entrevista, também espera que o exemplo do sacerdote continue ajudando à muitas pessoas, e que seu nome seja conhecido por muitas pessoas fora da Polônia. Razão pela qual o projeto cinematográfico será apresentado em vários países, entre eles a Espanha.

O filme foi produzido por “Focus Producers” e contou com a colaboração do Instituto de Cinema Polonês e da Comissão de Cinema da região de Masovia. Igualmente contou com o patrocínio da Caixa de Crédito Cooperativo Skok.

Sua pré-produção tardou vários anos, tempo no qual os realizadores recompilaram uma ampla documentação aonde se incluíram testemunhos de pessoas que conheceram ao Padre Popieluszko, e durante toda a redação do roteiro se teve constante contato com a família e amigos do sacerdote; elementos que lhe dão maior realismo aos fatos narrados no filme. Sua gravação se desenvolveu em 14 cidades polonesas com a participação de 7.000 atores.

Com informações de www.popieluszkolapelicula.com

 

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.