Fiéis na catedral ortodoxa de São Marcos no Cairo sofrem um ataque

ppcatedralsanmarcos_roland_unger_09042013O site ACIDIGITAL noticiou nesta quarta-feira (10 de abril de 2013) que o Teodoro II, Patriarca da Igreja Copta Ortodoxa, instruiu aos fiéis a ficarem calmos após quatro horas de ataque sofridos no domingo ao saírem da Catedral de São Marcos no Cairo, que deixou 29 pessoas feridas e uma morte.

Teodoro II ao expressar sua desaprovação a este ato de violência, enfatizou “Manter a calma também para preservar a segurança do país e a unidade nacional”, e afirmou que está em diálogo contínuo com o Ministério do Interior para promover uma rápida solução para o problema.

Os cristãos foram atacados com pedras e bombas molotov no domingo enquanto assistiam o funeral de quatro fiéis assassinados há dois dias durante os enfrentamentos interconfessionais ocorridos na cidade de al-Khosous.

Durante a celebração litúrgica, escutavam-se frases entre o público contra o presidente do Egito, Mohamed Morsi e contra o governo monopolizado pelos Irmãos Muçulmanos.

Em conversação telefônica na tarde de domingo com o Teodoro II, o presidente assegurou seu empenho em deter os conflitos interconfessionais.

Além disso, Morsi sublinhou que leva em consideração “todos os ataques contra Igrejas como um ataque pessoal” contra ele, conforme informaram fontes egípcias.

O Conselho das Igrejas do Egito também condenou o ataque e exortou “uma ação imediata por parte dos órgãos do Estado” porque atacar os lugares de culto significa superar um nível inviolável.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25237

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.