Festas de São João Paulo II e São João XXIII foram acrescentadas ao Calendário Litúrgico Universal

ppjpiijuanxxiii020713O site ACI/EWTN Noticias informou na última quinta-feira (11/09/14) que a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos emitiu o decreto que estabelece como Festas Litúrgicas de São João XIII e São João Paulo II os dias 11 e 22 de outubro, respectivamente, acrescentando ambas celebrações ao Calendário Universal da Igreja.

Assim informou nesta quinta-feira o jornal oficioso da Santa Sé, o L’Osservatore Romano. O decreto assinala que “tendo em conta os numerosos pedidos de diferentes partes do mundo, o Papa Francisco dispôs que as celebrações das festas litúrgicas dos Santos Papa João XXIII e João Paulo II, sejam inscritas no Calendário Romano geral, a primeira no 11 e a segunda no 22 de outubro, com o grau de cor facultativa”.

O decreto foi publicado em latim e italiano, e regula o culto reservado a ambos os santos. Do mesmo modo, foram publicados os textos litúrgicos para a Missa em honra a São João XXIII. Os textos para a celebração de São João Paulo II foram publicados no L’Osservatore dos dias 11-12 de abril de 2011.

Ambos os pontífices foram canonizados pelo Papa Francisco em 27 de abril de 2014 em uma multitudinária cerimônia à qual compareceram quase 800.000 pessoas, que encheram a Praça de São Pedro e seus arredores.

Fonte:http://www.acidigital.com/noticias/festas-de-sao-joao-paulo-ii-e-sao-joao-xxiii-foram-acrescentadas-ao-calendario-liturgico-universal-69390/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.