Festa de São Francisco é celebrada com apresentação de relíquias do santo no Brasil

Segundo o site ACI Digital (04/10/2017), a festa de São Francisco de Assis nesta quarta-feira contará com a apresentação, pela primeira vez, de relíquias do santo e de Santa Clara aos fiéis brasileiros, na Paróquia da Assunção de Nossa Senhora, em São Paulo.

A apresentação das relíquias acontecerá durante a Santa Missa presidida por Padre Juarez de Castro, às 18h30.

Entre as relíquias de São Francisco que estarão na Paróquia da Assunção, há fragmentos de seu hábito e uma raridade, um fragmento ósseo.

Além disso, há fragmentos do cilício usado pelo santo. O fato de São Francisco usar o cilício pode ser atestado em um dos episódios mais emblemáticos de sua vida, narrado pelo primeiro biógrafo, Tomás de Celano.

Quando São Francisco se despiu publicamente e renegou o pai, um detalhe não passou despercebido: “… e nesse momento se vê que por baixo das vestes coloridas o homem de Deus trazia um cilício com que castigava sua carne”, relata o autor.

Quanto as relíquias de Santa Clara, serão expostos fragmentos de cilício, túnica, manto e cabelos.

O responsável pela custódia desses “tesouros” é Fábio Tucci Farah, cavaleiro guardião de relíquias da Internacional Crusade for Holy Relics (ICHR) e diretor geral do Departamento de Arqueologia Sacra da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI).

“Uma de minhas missões é resgatar a veneração aos santos por meio de suas relíquias. Elas não devem ficar confinadas em museus, mas estar no meio do povo”, afirma Farah, que já levou relíquias de São Tiago Maior para a inauguração do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela, em Florianópolis (SC).

Segundo ele, “há vários projetos em andamento, como a criação de um santuário de relíquias com a chancela da Arquidiocese de São Paulo”.

Oração a São Francisco

Também nesta quarta-feira, no final da Missa na Paróquia da Assunção de Nossa Senhora, haverá a bênção com as relíquias e será feita uma oração composta por Pe. Juarez de Castro e Fábio Tucci Farah, especialmente para esta ocasião. Confira a seguir a oração:

São Francisco,

Estendo para vós os braços e vos rogo:

Acolhei-me entre vossos companheiros. E conduzi-me na busca do Reino dos Céus.

Ensinai-me a ficar em silêncio diante de Nosso Senhor crucificado. Possa eu, como vós, ouvi-Lo: “Reconstrói a minha Igreja”. E, ao pé da cruz, ofereça meus dons para a glorificação de Seu nome.

Iluminai-me para que eu me dispa do brilho do mundo e reluza na presença do Pai. Durante minha passagem por esta terra, ajudai-me a enxergá-Lo nos desvalidos. E a servi-los com o amor de um irmão menor.

Abençoai-me para que eu veja a mão do Criador em toda a Sua obra. E louve a Beleza até na mais singela das criaturas.

Inundai-me com a verdadeira paz. Que ela me defenda das investidas dos inimigos da alma. E me livre do ódio aos irmãos que lançarem pedras contra mim. Possam meus pés semeá-la até mesmo nos campos de batalha.

Contagiai-me com a vossa alegria. Que ela guie minha travessia por este vale de lágrimas e enxugue meus olhos nos momentos mais sombrios. Seja meu sorriso o mais sincero testemunho de minha fé e um bálsamo aos que perderam a esperança.

Fortalecei-me para que eu não esmoreça diante das dificuldades da vida. E me torne digno de completar, em mim, a Paixão de Nosso Senhor.

Preparai-me para o encontro com a irmã Morte. Com o coração repleto de gratidão por vossa presença, eu parta em paz para a Casa do Pai.

Amém!

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/festa-de-sao-francisco-e-celebrada-com-apresentacao-de-reliquias-do-santo-no-brasil-26968/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.