Fé e Eucaristia

486408_440313052656065_1363931007_nMeio importantíssimo para fomentar a luz da fé e aumentá-la sempre mais é a santa comunhão. Dentre os sacramentos dos vivos, é antes de tudo a santa Eucaristia que contribui para a estrutura e o crescimento do Cristo místico. “Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele.” (Jo 6,56).

Se em cada comunhão Cristo cresce em nós, também em cada comunhão deve aumentar em nós a luz da fé. Assim deve ser, pois a vida divina é indivisível. A vida da fé é a vida da graça em nós; cada santa comunhão aumenta em nós a graça santificante. A fé é uma luz espiritual. Toda luz, para não se extinguir deve ser alimentada.

É mister cuidar não só da lâmpada, mas também do óleo. Na santa comunhão acrescenta-se luz à luz. O salvador é “a Luz verdadeira do mundo” (Jo 8,12), (Jo 1,4), “a Luz verdadeira que ilumina todo homem” (Jo 1,9). bm_aventurados_menor“Levanta-te ilumina-te! Pois despontou a tua luz. A glória do Senhor brilha sobre ti… sobre ti o Senhor irradia a sua luz e sua glória resplandece” (Is 60,1ss). Se nos aproximamos dignamente da santa comunhão, a luz da nossa fé recebe sempre novo alimento, torna-se cada vez mais forte e clara; caminhamos sempre mais na verdadeira luz (1 Jo 1,7) , sem tropeçar, pois o Senhor mesmo será a nossa luz (Ap 22,5).

Retirado do Livro: Bem-aventurados os que têm fome

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.