Famílias preparam o Natal

Uma das músicas indicadas para os grupos de família no tempo do Advento diz que “Famílias se unem na casa do irmão, é o povo de Deus em profunda oração”. Depois lembra que o “natal vem chegando, vamos acolher a paz que o menino Jesus vem trazer”.

A última semana do Advento nos convida a acompanhar os passos de Maria e José em busca do lugar ideal para o nascimento do Menino Jesus. A caminhada teve início com o “sim” que Maria deu ao anjo Gabriel para ser a mãe do Messias. Passou pela adesão de José ao plano de Deus e contou com a parceria de Isabel e Zacarias, os pais de João Batista. As duas famílias se uniram em oração e contemplação no momento em que Maria partiu para a região montanhosa da Judéia, entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Foi aí que Maria entoou o Cântico Evangélico que rezamos nos nossos grupos de família em preparação ao Natal: “A minha alma engrandece o Senhor e exulta o meu espírito em Deus, meu Salvador”.

Preparar o Natal em família é uma forma de resgatar o sentido original desta festa, quando se comemora o nascimento do menino Jesus na Sagrada Família de Nazaré. É também fazer eco à campanha que a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa da região está veiculando durante este período, afirmando que “acima de tudo Natal é Cristo”.

Ao longo dos anos, a festa do Natal foi associada a presentes. A idéia original é que o menino Jesus é o grande presente que Deus deu para a humanidade. Em retribuição, as pessoas foram trazendo presentes para o Menino Jesus, a exemplo dos sábios do Oriente que ofereceram ouro, incenso e mirra. Para que as crianças pudessem participar da alegria do Natal, introduziu-se o costume de dar presentes para elas. Hoje, para muitas pessoas, o Natal infelizmente se resume a presentes. Ele deixou de ser a festa cristã da encarnação do Filho de Deus e se transformou na festa pagã do consumismo.

Fazemos votos de que a última semana que antecede o Natal seja aproveitada para preparar os nossos corações e as nossas mentes para acolher o Menino Deus em nossas famílias. Que seja a oportunidade de as famílias se visitarem e, se for preciso, se reconciliarem, para juntos podermos celebrar a alegria do nascimento de Cristo na noite do dia 24 de dezembro. Que o Natal deste ano sirva para unir as nossas famílias e aproximá-las das famílias de Jesus e de João Batista. Que Deus nos abençoe!

***
Dom Canísio Klaus
Bispo Diocesano de Santa Cruz do Sul – RS

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.