Faleceu Cardeal Tauran, que anunciou a eleição do Papa Francisco

Segundo o ACI (06/07/2018), na quinta-feira, 5 de julho, faleceu em Roma o Cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e que, em 13 de março de 2013, anunciou a eleição do Papa Francisco. O Cardeal de 75 anos sofria da doença de Parkinson.

O Purpurado nasceu em 3 de abril de 1943, em Burdeos (França). Estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, no Instituto Católico de Toulouse e na Pontifícia Academia Eclesiástica de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 20 de setembro de 1969. Em 1975, ingressou no serviço diplomático da Santa Sé. A partir daquele ano e até 1978, foi secretário da Nunciatura na República Dominicana. Entre 1979 e 1983, foi secretário da Nunciatura no Líbano. Em julho de 1983, incorporou-se como membro da equipe do Conselho para os Assuntos Públicos da Igreja.

Foi nomeado Secretário para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano em dezembro de 1990 e recebeu a consagração como bispo em 6 de janeiro de 1991.

Foi criado cardeal em 21 de outubro de 2003. Participou dos conclaves de 2005 e 2013. Em 25 de junho de 2007, Bento XVI o nomeou Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

Entre suas distintas missões, viajou para Riad, capital da Arábia Saudita, de 13 a 20 de abril de 2018. Foi um evento histórico por ser a primeira vez que um chefe de um dicastério do Vaticano visitava este país muçulmano, em cujo território estão Meca e Medina, dois lugares santos do islã.

No país árabe, o Cardeal Tauran pediu um bom tratamento para com os não muçulmanos e os cristãos, que “nunca devem ser considerados cidadãos de ‘segunda classe’”.

Além disso, foi o Cardeal que anunciou a eleição do Papa Francisco no conclave de 2013.

Naquele dia, lutando contra a doença de Parkinson que o afetava, pronunciou o tradicional “Habemus Papam!” (Temos Papa) diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/faleceu-cardeal-tauran-que-anunciou-a-eleicao-do-papa-francisco-56556

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.