Ex-núncio apostólico no Brasil será o secretário do Conclave

domlorenzo25022013O site da CNBB divulgou ontem (25 de fevereiro de 2013) que o ex-núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, cuja a nunciatura foi exercida no período entre 2002 e 2012, terá uma importante função no Conclave que acontecerá em breve para a escolha de um novo sucessor para Bento XVI. Dom Lorenzo, que atualmente ocupa o cargo de secretário do Colégio Cardinalício, será o Secretário do Conclave.

Segundo a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, que determina como será realizada a eleição de um novo Papa, o Secretário do Colégio Cardinalício que deve assumir as funções de Secretário da Assembleia eleitoral.

O Cardeal Lucas Moreira Neves (1979-1987) foi único brasileiro que ocupou esta função. No entanto, durante o seu mandato, não foi realizado nenhum Conclave.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/internacional/11443-ex-nuncio-apostolico-no-brasil-sera-o-secretario-do-conclave-

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.