Estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido revela: Bebês bocejam no útero das mães

Peritos apontam claramente o bocejo

Bebê boceja no ultrassomO grupo ACI/Europa Press divulgou nesta quinta-feira, 23 de novembro de 2012, que um grupo de estudiosos das Universidades do Reino Unido, Durham e Lancaster,  propõem que os fetos bocejam dentro do útero,  e que isso seria um indicativo de saúde durante o  processo de desenvolvimento do bebê.

Segundo o site ACIDIGITAL, “os investigadores analisaram as sequências de vídeo 4D de 15 fetos sãs (oito femininos e sete masculinos) de entre 24 a 36 semanas de gestação para examinar de perto todos os acontecimentos em um trecho de aftosa no feto e acharam que mais da metade das aberturas da boca observadas foram bocejos, conforme publica esta quarta-feira a prestigiosa revista científica ‘Plos One’. O bocejo reduziu a partir das 28 semanas e não houve diferenças significativas entre meninos e meninas na frequência de bocejo”.

Embora ainda sejam dividas as opiniões em relação ao fato dos fetos bocejarem ou simplesmente abrirem a boca, o estudo realizado por estes pesquisadores apontam claramente o bocejo.

Nadja Reissland, do Departamento da Universidade de Psicologia de Durham, sintetiza o objetivo de sua pesquisa revelando que : “Nosso estudo longitudinal mostra que o bocejo diminui ao aumentar a idade fetal. A diferença de nós, os fetos não bocejam por contagio nem por sono, mas a freqüência dos bocejos no útero pode estar relacionado com o amadurecimento precoce do cérebro na gestação”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=24507

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.