Estudiosos afirmam: observar ícone religioso pode reduzir a percepção da dor

Segundo o grupo ACI/EWTN Noticias (13 de dezembro 2012), foi publicado na revista Pain, um estudo realizado pela neurocientista Katja Wiech da Universidade de Oxford, no qual afirmou que apreciar um ícone religioso pode diminuir a percepção da dor nas pessoas.

Katja fez um estudo com base na atividade cerebral de católicos praticantes, ateus e agnósticos enquanto observavam um quadro de Santa Maria e o retrato da Dama do Arminho, de Da Vinci, paralelamente, recebiam descargas elétricas na mão esquerda. A pesquisa resultou que nos católicos, a partir de imagens obtidas por meio de ressonância magnética, a imagem religiosa produzia uma alteração cerebral que reduzia a percepção da dor. Nos ateus, mesmo contemplando os quadros,  não tiveram nenhuma alteração cerebral.

Para Matthew Lieberman,neurocientista da Universidade da Califórnia, o seguinte passo para esta pesquisa é examinar se as imagens religiosas conseguiram este efeito simplesmente porque chamavam a atenção dos católicos ou porque geravam neles sentimentos “piedosos”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=24605

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.