Este mundo vai acabar?

Mundo-Imagem-divulgaçao-internet“Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça”. 2 Pd 3,13

O ensinamento da Igreja diz que não; diz que ele será “transformado”. Haverá “céus novos e da terra nova” (2 Pd 3,13; Ap 21,1). O nosso Catecismo diz que “no fim dos tempos, o Reino de Deus chegará à sua plenitude. Então, os justos reinarão com Cristo para sempre, glorificados em corpo e alma, e o próprio universo material será transformado (§ 1042; §1060). Então, o universo não vai “sumir”, mas passará por uma renovação que não sabemos como será.

Jesus não fala em fim do mundo como se ele fosse desaparecer; mas fala em “renovação” do mundo:

“Em verdade vos declaro: no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel”. Mt 19, 28

O Catecismo reafirma que chegará o tempo da “restauração de todas as coisas, e com o gênero humano também o mundo todo”, que está intimamente ligado ao homem e por meio dele atinge sua finalidade, encontrará sua restauração definitiva em Cristo” (cf. CIC, §1042)

Leia também: Por que Deus criou o mundo?

O Fim do Mundo ou a Renovação do Mundo? EB

A Igreja é Escatológica

“Também o universo visível está destinado a ser transformado, “a fim de que o próprio mundo, restaurado em seu primeiro estado, esteja, sem mais nenhum obstáculo, a serviço dos justos” (Santo Irineu, Adv. Haer. 5,32,1), participando de sua glorificação em Cristo ressuscitado. (§ 1047).

Sabemos que o pecado do homem feriu também a criação material que saiu ilesa das mãos de Deus. São Paulo diz que ela sofre por causa do pecado. “Quanto ao cosmos – diz o Catecismo – a Revelação afirma a profunda comunidade de destino do mundo material e do homem: pois sabemos que a criação inteira geme e sofre as dores de parto até o presente. (Rm 8,19-23)” (CIC, § 1046).

Assista também: O que a Igreja ensina sobre o fim do mundo?

O que são novos céus e nova terra que se refere o livro do Apocalipse?

Estamos preparados para encontrar o Senhor?

Não era para a terra produzir espinhos e abrolhos, e nem o homem deveria tirar dela o pão de cada dia com o suor do seu rosto. Isso é fruto do pecado; mas Deus restituirá à Criação o seu estado original. Como será isso?

Não sabemos, não temos capacidade intelectual para compreender tão grande e misteriosa transformação; por isso não adiantaria nada Deus nos revelar mais do que revelou.

Esta renovação do mundo, que há de transformar a humanidade e renovar o mundo, e que a Sagrada Escritura a chama de “céus novos e terra nova” para nós é misteriosa (2Pd 3,13), supera nosso entendimento.

“Ignoramos o tempo da consumação da terra e da humanidade e desconhecemos a maneira de transformação do universo. Passa certamente a figura deste mundo deformada pelo pecado, mas aprendemos que Deus prepara uma nova morada e nova terra. Nela reinará a justiça, e sua felicidade irá satisfazer e superar todos os desejos de paz que sobem aos corações dos homens” (CIC, §1048)

Prof. Felipe Aquino

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.