Estas são as três dimensões fundamentais da evangelização, segundo o Papa Francisco

O site ACI Digital publicou ontem (11/06/2018) a seguinte notícia:

“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”. A partir desta frase do Evangelho de Mateus, o Papa Francisco sublinhou, durante a Missa celebrada na Casa Santa Marta nesta terça-feira, 11 junho, as três dimensões da evangelização: anúncio, serviço e gratuidade.

Anúncio

Em sua homilia, Francisco sublinhou que o protagonista da evangelização, que torna possível a transmissão da Palavra, é o Espírito Santo. “Vimos planos pastorais bem feitos, perfeitos, mas que não eram instrumento de evangelização, simplesmente porque eram finalizados em si mesmos, incapazes de transformar os corações”.

Nesse sentido, recordou que só a obra do Espírito Santo “é capaz de mudar os corações”. O Papa insistiu: “Não é uma atitude empresarial que Jesus nos manda ter, com uma atitude empresarial, não. É com o Espírito Santo. Isso é coragem. A verdadeira coragem da evangelização não é uma teimosia humana, assim… Não. É o Espírito Santo que nos dá coragem e nos leva em frente”.

Serviço

Sobre o serviço, o Santo Padre destacou que “podemos anunciar coisas boas, mas sem serviço não é anúncio, parece, mas não é. Porque o Espírito não somente leva você em frente para proclamar as verdades do Senhor e a vida do Senhor, mas leva também aos irmãos, irmãs, para servi-los”.

“O serviço – continuou Francisco – também deve ser feito nas coisas pequenas. É feio quando nos deparamos com evangelizadores que se fazem servir e vivem para serem servidos. É feio”.

Gratuidade

“Gratuitamente recebestes, gratuitamente deveis dar”. Com essas palavras de Jesus, o Papa assinalou que ninguém pode se redimir pelos seus próprios méritos. “Todos nós fomos salvos gratuitamente por Jesus Cristo e, portanto, devemos dar gratuitamente”.

“Os agentes pastorais da evangelização devem aprender isto, a vida deles deve ser gratuita, a serviço, ao anúncio, conduzidos pelo Espírito. A própria pobreza os impele a abrirem-se ao Espírito”.

Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

Mt 10, 7-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.

11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/estas-sao-as-tres-dimensoes-fundamentais-da-evangelizacao-segundo-o-papa-francisco-36025

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.