Ele é o Amor que começa e nunca acabará!

padrejesusO Amor sempre novo, sempre jovem: este é o mistério da eterna juventude de Deus. Deus começa desde sempre a amar. E então eis o primeiro dom do mistério- Deus amando-nos nos torna capazes de amar- Deus contagia em nós o dom do Amor. Amados, comecemos a amar. Santo Agostinho diz: como faremos para cantar o canto novo? Para cantar o canto novo é necessário nos tornar homens novos, isto é, homens e mulheres amados por Deus. Esse é o caminho para uma vida transformada pelo contagiante Amor Eterno. Amor eterno que se expressa em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo

Quem é, portanto o Pai? Com uma palavra: o eterno amante, aquele que desde sempre iniciou a amar e que suscita em nós a história do amor, a GRATUIDADE.

Quem é o Filho? Se o Pai é o eterno amante o Filho é aquele que desde sempre se deixou amar. O Filho nos faz entender que não é divino somente o Amor, é divino também se deixar amar e receber o AMOR.

Então quem é o Espírito Santo no jogo do amante e do amado?

Existem duas grandes tradições teológicas: a do oriente e a do ocidente.

Na tradição ocidental de Agostinho em diante, o Espírito Santo é contemplado entre o amante e o amado como o vínculo do amor eterno. O Espírito Santo é a paz, é a unidade, é a comunhão do amor, portanto quando o Espírito entra em nós, o Espírito nos une em nós mesmos, nos reconcilia com Deus e com os outros.

O Espírito nos doa o linguajar da comunhão, nos faz entrelaçar pactos de paz, nos torna capacitados de unidade, porque entre o amante e o amado está o seu amor pessoal, o vínculo da caridade eterna.

Mas junto a esta tradição do Espírito Amor, existe a tradição do Oriente. Sabem como é chamado o Espírito Santo pelos padres orientais?- êxtase tou Teos, a êxtase de Deus, isto é, o Espírito é Aquele que quebra o círculo do Amor, que realiza em Deus aquela frase estupenda de Saint Exupéry: “Amar não é olhar um para o outro, mas juntos olhar para o mesmo ideal”, assim o Espírito Santo opera em Deus.

Cada vez que Deus sai de si como o faz? O faz no e com o Espírito Santo…

NA Criação: o Espírito Santo pairava sobre as águas.

NA Profecia: o Espírito Santo desce sobre os Profetas.

NA Encarnação: a sombra do Espírito Santo cobre a Virgem Maria.

NA Igreja: O Espírito Santo vem em Pentecostes.

O Espírito Santo torna em nós presente o Filho cada vez que nós sabemos dizer obrigado, isto é, sabemos acolher o outro e o amor dos outros.

Que todos nós possamos aprender que não basta começar a amar, é necessário deixar-se amar e saber que precisamos do amor de Deus Pai , Deus Filho , Deus Espírito Santo e de nossa Mãe Maria que se abriu a ação do Espírito Santo e ao dizer seu sim trouxe a salvação ao mundo- o Menino Jesus.

Caríssimos e caríssimas para nós cristãos o nosso novo ano inicia-se com o nascimento de Jesus então que através do Espírito Santo o Menino Jesus nasça em seu coração como o melhor presente neste Natal , e que o Amor verdadeiro seja a força que conduz a sua vida porque em Coríntios 13,8 temos a certeza que “A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará e o dom da ciência findará”.

Que Nossa Senhora Rainha da Paz traga a você e seus familiares A PAZ que vem de SEU FILHO JESUS. Abençoado 2015!

Padre Eugenio Maria La Barbera, é o fundador da Fraternidade Monástica dos Discípulos de Jesus( F. M.D.J .Autorizado pelo bispo diocesano celebra todo 1º domingo de cada mês ( exceto janeiro e julho ) a Missa dos Enfermos – conhecida como Missa de Cura.

Próxima Missa dia 1º de fevereiro de 2015

Informações – (11)-5526-2047 ou www.mosteiroreginapacis.org.br

* Esse artigo não poderá ser reproduzido sem a prévia autorização.

Fotos contidas na matéria são do arquivo da F.M.D.J e não poderão ser reproduzidas .

por Pe. Eugenio Maria La Barbera ( F.M.D.J)

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.