Editora Ave-Maria faz 114 anos de fundação no Brasil

Entrevista ao Gerente Editorial da Editora Ave-Maria

BRASILIA, quinta-feira, 22 de março de 2012 (ZENIT.org) – Augusto Nascimento, Gerente Editorial da Editora Ave-Maria, concedeu uma breve entrevista ao Zenit para explicar o sentido e a missão da Editora Ave Maria, fundada há 114 anos atrás. Augusto Nascimento é formado em Comunicação Social pela ECA/USP, Mestre em Letras pela FFLCH/USP e trabalha no mercado editorial há 12 anos.

A Editora Ave Maria foi fundada em que ano e por quem? E qual sua missão inicial?

A editora foi fundada pela Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), em 1898. Eles chegaram ao Brasil em 1895, com a missão de divulgar a Palavra de Deus, pelos meios mais oportunos e eficazes. Assim, em 1898, começaram sua primeira publicação no Brasil, a Revista Ave-Maria, publicação mariana, de circulação mensal, ininterrupta, há 114 anos.

Desde a fundação como têm sido a busca por livros e autores para novos lançamentos? Chegam à editora muitas solicitações de análise de novos livros todos os anos?

A editora publica prioritariamente nas seguintes áreas: espiritualidade, devoção, teologia, estudos bíblicos, liturgia e catequese. Além de autores já consagrados, lançamos também autores inéditos. Recebemos centenas de originais todos os anos. Destes, publicamos cerca de 25 títulos por ano. Assim, temos condições de editar apenas uma pequena parte dos textos que recebemos. A escolha recai sobre aqueles títulos que tragam conteúdo consistente e que possam despertar o interesse de nosso público; tudo dentro de nossas linhas editoriais, é claro. Assim, não publicamos, por exemplo, livros de ficção ou poesia. São escolhas que a editora tem que fazer para ter uma identidade.

Além dos livros, nossa principal publicação hoje é a Bíblia Ave-Maria, com uma circulação de mais de 600 mil exemplares por ano.

Dentro da história recente da Editora qual livro ou autor tem se destacado como preferido pelo público brasileiro?

Temos tido muito êxito com a Minha primeira Bíblia, uma adaptação da Bíblia para crianças, escrito pelo Pe. Luís Erlin, com ilustrações do Maurício de Sousa (Turma da Mônica). O livro, lançado em 2009, já alcançou uma circulação de mais de 100 mil exemplares. Outro destaque é o livro Cinco minutos de Deus, escrito por Alfonso Milagros. A obra, que traz uma pequena meditação diária para cada dia do ano, teve a primeira edição em 1986 e continua tendo grande interesse do público católico.

Como apoio aos leitores de Zenit, pode compartilhar, quais são os requisitos obrigatórios que um autor deve atender para ter um livro publicado pela Editora?

 Para ter seu livro publicado, o autor deve enviar-nos seu texto, que deve se encaixar em uma de nossas linhas editoriais. Então, a obra será avaliada por um conselho editorial, que avaliará se o texto se encaixa nas prioridades editoriais da editora. Como disse, a editora recebe centenas de texto todos os anos. E podemos publicar apenas cerca de 5% desse total. Independentemente de o texto ser ou não aceito, todos os originais que recebemos são avaliados e, então, damos uma resposta ao autor.

Podemos já conhecer algum grande lançamento previsto para os próximos meses? e aonde podemos encontrá-lo?

Para os próximos meses, vamos lançar o Cinco minutos de Jesus para Crianças, escrito pelo Pe. Luís Erlin. É uma versão infantil do nosso clássico Cinco minutos de Deus, com uma pequena meditação diária para as crianças refletirem sobre seu dia a dia, aprenderem a rezar e conhecerem um pouco sobre a fé católica.Além disso, teremos para o segundo semestre um projeto muito especial voltado para os jovens, já pensando na Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Brasil, em 2013.

Todos os nossos livros podem ser encontrados no site www.avemaria.com.br, na nossa rede de livrarias,  e em outras livrarias católicas.

Por Tarcísio Siqueira

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.