É Sábado Santo ou Sábado de Aleluia?

jesus-defeated-death-easterAmbos. Durante a Quaresma não se diz o Aleluia nas celebrações religiosas, nem se colocam flores na igreja, não devem ser usados muitos instrumentos musicais e não se canta o Hino de Louvor (Glória) nas missas. No final da Semana Santa, após esse tempo de sacrifício e penitência volta o tempo de louvor.

Leia também: Sábado Santo

Após o entardecer do Sábado Santo, o Aleluia, textualmente em hebraico: “Louvar-nós-Deus” (Haççeç-u-Ya), volta a ser entoado nas igrejas ao cair da noite. O Sábado Santo é o dia do retorno do aleluia, é o Sábado do Aleluia, do retorno da louvação. Esse sábado todo é santo, mas de aleluia ele é mesmo a partir do anoitecer. À meia-noite, depois da Vigília Pascal, sai a procissão de Aleluia, em diversas localidades, e anuncia o Domingo da Ressurreição. Aleluia!

Ouça também: Por que não se canta o “Glória” e o “Aleluia” no tempo da Quaresma?

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.