Dom Luiz Gonzaga Bergonzini

Faleceu no dia de Santo Antônio de Pádua (13 de junho de 2012), o grande doutor da Igreja que pregava até para o Papa, o querido bispo emérito de Guarulhos, SP, conforme comunicou à comunidade o bispo diocesano Dom Joaquim Justino Carreira.

Agradecemos a Deus pelo trabalho gigantesco de D. Luiz Gonzaga, não só na diocese de Guarulhos, mas pelo Brasil e pela Igreja. Esse Apóstolo foi bispo ai quase vinte anos com anúncio incansável e corajoso, sem meias palavras, do Evangelho, conforme seu lema episcopal: “Oportet illum crescere” (É necessário que ele cresça – Jo 3,30).

Dom Bergonzini ficou conhecido pela sua luta pelo direito à vida de maneira especial durante a eleição presidencial de 2010 na qual fez fortes declarações afirmando que os católicos não podem votar em candidatos de um Partido que apoie o aborto. Por esta luta Dom Bergonzini foi criticado por parte da mídia, por grupos feministas e até mesmo por um colega bispo, algo lamentável.

Dom Bergonzini recebeu, merecidamente em 2011,  da “Human Life International” o prêmio Cardeal Von Gallen, por sua luta contra a legalização do aborto e pelos direitos do nascituro.

Antes da enfermidade final, Dom Bergonzini propôs a CPI da verdade sobre o Aborto, para investigar a prática anti-vida no Brasil, seu financiamento e os interesses que estão atrás da sua promoção. Seus artigos e testemunhos podem ser vistos no seu blog: www.domluizbergonzini.com.br

Dom Luiz nasceu em 20 de maior 1936, em São João da Boa Vista (SP), foi ordenado padre em 1959 e ordenado bispo de Guarulhos em 1992 (53 anos de sacerdócio e 20 de episcopado). Era formado em jornalismo, e foi diretor do jornal “A Cidade de São João” e da “Folha Diocesana de Guarulhos”.

Mesmo durante a sua internação, D.Luiz postava atualizações sobre sua internação em seu blog pessoal. A última atualização ocorreu na sexta-feira (1º). D.Luiz lutou até o último instante de sua vida, em defesa da vida; um exemplo a ser seguido.

Tive a graça de entrevista-lo em nosso Programa “Escola da Fé”, da TV Canção Nova. Muito o estimava, e ele me pedia meus artigos para postar em seu blog.

Deus o levou para a eternidade, certamente lá ele será mais útil ainda para a causa da defesa da vida.


Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo emérito de Guarulhos

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.