Dica para viver melhor: seja amável

carinhog22A amabilidade produz paz e é contagiosa, tem o poder de “desarmar os corações”

Comportamentos positivos, como a bondade e a amabilidade, contribuem para melhorar nosso bem-estar físico e psicológico, ao contrário da raiva, da inveja, do mau humor, que são prejudiciais para o organismo.

Quando alguém é amável, vive melhor. Por quê? Simplesmente porque esta atitude produz satisfação e leva à harmonia pessoal. E a satisfação pessoal faz com que o cérebro libere endorfina, o “hormônio da felicidade” e do bem-estar, que evita doenças e é altamente conveniente para o ser humano.

Estudos comprovam também que incentivar a amabilidade nas crianças as leva a crescer mais felizes.

Ao ser amáveis, não seremos somente mais saudáveis e otimistas, mas conseguiremos que as outras pessoas também o sejam. Aamabilidade produz paz e é contagiosa, tendo o poder de “desarmar os corações”. Em outras palavras, a cortesia tem a capacidade de libertar o outro de emoções negativas, pois, diante de um gesto gentil, o outro acaba se tranquilizando.comofazeravontadededeus

A amabilidade é uma virtude própria das boas maneiras. Ser cordialé mostrar interesse pelas coisas dos outros, sorrir, oferecer um trato cálido, ser atento, cumprimentar, agradecer. “São estes detalhes que transformam rostos e alegram o ambiente. Porque as pessoas se sentem tratadas com o respeito e a dignidade que merecem”, afirma Andrés Ocádiz.

Ainda que alguns concebam a amabilidade como fraqueza, isso não é verdade. A doutora em psicologia Begoña García Larrauri diz que “a autêntica amabilidade é um traço de fortaleza e não deve ser confundida com a submissão ou o desejo de agradar o outro deixando de lado nossos desejos ou interesses, ou inclusive nosso próprio bem-estar”.

E acrescenta: “A verdadeira amabilidade está muito relacionada ao respeito pelo outro, de maneira que a pessoa amável permanece livre de preconceitos, expectativas e crenças com relação aos outros. Isso acontece também com a generosidade, a simpatia e a empatia”.

Leia também: Meditando sobre o amor…

A amabilidade é importante inclusive na hora de conseguir ou manter um emprego. Quando uma pessoa se sente bem atendida em uma loja, não se motiva a comprar? E, ao contrário, quando a pessoa é fria e descortês, não corre o risco de perder um cliente?

Não é por acaso que as organizações buscam especialmente funcionários que sejam pessoas amáveis, não só com clientes ou externos à empresa, mas também com seus colegas de trabalho, para favorecer o bom relacionamento entre eles. Não basta ser um bom profissional: é preciso ser uma boa pessoa também.tornar_vida_menor

Finalmente, na dinâmica do trato humano, a cordialidade é uma espécie de instrumento para sentir satisfação e felicidade, tanto quando somos amáveis como quando os outros o são conosco.

Oportunidades para ser amáveis não faltam. Basta fazer da amabilidade um hábito em nossas vidas.

Fonte: http://www.aleteia.org/pt/saude/artigo/seja-amavel-5484002

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.