Deus na vida pública

Congresso sobre Liberdade Religiosa e Nova Evangelização

MADRI, terça-feira, 15 de novembro de 2011 (ZENIT.org) – De 18 a 20 de novembro, em Madri (Espanha), será realizado o XIII Congresso “Católicos e Vida Pública”, com o tema Liberdade religiosa e Nova Evangelização. Participarão personalidades nacionais e internacionais da atividade política e da fé, num evento organizado pela Associação Católica de Propaganda (AcdP).

“Somos conscientes de que os dois assuntos fazem parte da preocupação pastoral da Igreja. Recentemente, o papa nos lembrou da necessidade da liberdade religiosa como garantia das demais liberdades”, afirmam os organizadores sobre o tema do evento.

“Por este motivo, no desafio da Nova Evangelização, é necessário recordar o marco político adequado em que ela é possível. Não podemos perder de vista a necessidade de falar de Deus na vida pública”, completam.

A defensora pública Maria Luisa Cava, o porta-voz do Conselho Geral do Poder Judicial José Peña, o ex-prefeito de Madri José Maria Álvarez del Manzano e o diplomata Francisco Javier Rupérez, entre outros, serão expoentes do congresso.

O presidente da ACdP e da Fundação Universitária San Pablo CEU, Carlos Romero, abrirá os trabalhos do encontro, organizado pela Universidade CEU San Pablo e pela ACdP.

Também estarão presentes o núncio apostólico Dom Renzo Fratini, o bispo auxiliar de Madri, César Franco, e o vice-presidente da AcdP, Emilio Navarro. O diretor do congresso é José Francisco Serrano.

O turno de apresentações começará com Francesco D’Agostino, professor de Filosofia do Direito e presidente da União de Juristas Católicos Italianos, com o tema Liberdade religiosa, Dignidade Humana e Direitos Humanos.

No sábado, 19, a palestra Desafios e Esperanças da Liberdade num Mundo Globalizado será dada pelo professor Matthew Ford, de Oxford, e a diretora de Projetos Internacionais da Associação Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), Regina Lynch, abordará Liberdade, Religião e Espaço Público.

Haverá mesas redondas ao longo de toda a programação do congresso.

No domingo, 20, o cardeal arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Antonio Maria Rouco, presidirá a eucaristia de encerramento.

O Congresso Católicos e Vida Pública é uma referência no catolicismo social espanhol. Segundo os organizadores, o evento “quer contribuir para a presença de Deus na vida pública mediante o testemunho cristão”.

As crianças também são protagonistas do congresso. “Toda a família pode participar. O congresso infantil não é um anexo do congresso, mas é o próprio congresso. É nele que os pequenos são ajudados para discernir o bem e o mal e se sentirem protagonistas”.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.