Demanda de Bíblias na África revela fome e sede da Palavra de Deus

KONIGSTEIN, 26 Setembro 2011 (ACI/EWTN Noticias) – “As pessoas têm fome e sede da Palavra de Deus”, assinala o Pe. Moïse Adekambi, diretor do Centro Bíblico para a África e Madagascar (BICAM), em sua visita à sede da associação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) na Alemanha, ao referir-se à grande demanda de bíblias e livros de formação sobre a Sagrada Escritura na África.

“Muitos católicos desejam aprofundar em seus conhecimentos bíblicos. Esse crescente interesse se deve também ao fato de explicar melhor a fé. Os fiéis estão dia a dia em contato com não católicos que perguntam pela fé e para isso necessitam conhecer a Bíblia”, assinalou.

O sacerdote se reúne a cada certo tempo com seus colaboradores na África ocidental e oriental; além disso, o BICAM organiza todos os anos uma oficina de trabalho para as equipes dos grupos nacionais e lingüísticos, e a cada três anos se realiza uma reunião continental à qual comparecem 50 colaboradores.

Na reunião nacional de 2011 um dos temas prioritários foi o da necessidade de procurar donativos e conseguir organizações que apóiem o trabalho formativo.

“Dirigimos os fiéis, mas também procuramos ajuda fora da África”, expressou o diretor do centro sobre a solicitude de doações requerida.

O BICAM, que tem sua sede em Accra (Gana) desde 2004, é uma iniciativa das Conferências Episcopais da África e Madagascar criada em 1981, com o propósito de coordenar a difusão da Bíblia nos países africanos de língua inglesa, francesa e portuguesa.

Funciona também como centro informativo e de comunicações para colaboradores e sócios em nível local e nacional. Além de publicar edições em idiomas europeus, há uma demanda cada vez maior pelas escritas em idiomas africanos.

A associação católica internacional AIS, que não recebe subvenções oficiais de nenhum tipo e apóia o trabalho do BICAM há vários anos.

Do mesmo modo, a entidade apóia pessoas do âmbito eclesiástico que ajudam os demais. Cada ano a AIS financia milhares de projetos pastorais exclusivamente através de donativos.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.