Decálogo sobre o Rosário

01A reza do Santo Rosário é umas das devoções mais valiosas da piedade cristã

Através da repetição das Ave-marias nos adentramos nos Mistérios da vida de Cristo e aprendemos a olhar o acontecimento salvífico a partir do Coração Imaculado de Maria. Vejamos o que disse o Papa Emérito Bento XVI disse sobre esta nobre devoção:

1. “O santo rosário não é uma prática piedosa do passado, como oração de outros tempos em que se podia pensar com nostalgia. Ao contrário, o rosário está experimentando uma nova primavera”.

2. “O rosário é um dos sinais mais eloquentes do amor que as novas gerações sentem por Jesus e por sua Mãe, Maria”.

3. “No mundo atual tão disperso, esta oração – o rosário- ajudar a colocar a Cristo no centro como fazia a Virgem, que meditava em seu coração tudo o que dizia de seu Filho, e também o que ele fazia e dizia”.

4. “Quando se reza o rosário, se revivem os momentos mais importantes e significativos da história da salvação; percorrem-se as diversas etapas da missão de Cristo”.

5. “Com Maria, o coração se orienta para o mistério de Jesus. Coloca-se a Cristo no centro da nossa vida, do nosso tempo, de nossas cidades, mediante a contemplação e a meditação de seus santos mistérios de gozo, de luz, de dor e de glória”.

6. “Que Maria nos ajude a acolher em nós a graça que procede dos mistérios do rosário para que, através de nós, possa difundir-se na sociedade, a partir das relações diárias, e purificá-la das numerosas forças negativas, abrindo-a a novidade de Deus”.

7. “Quando se reza o rosário de modo autêntico, não mecânico ou superficial, mas profundo, traz paz e reconciliação. Encerra em si o poder curador do Nome Santíssimo de Jesus, invocado com fé e com amor no centro de cada Ave-Maria”.

8. “O rosário, quando não é mecânica repetição de formas tradicionais, é uma meditação bíblica que nos faz percorrer os acontecimentos da vida do Senhor na companhia da Santíssima Virgem, conservando-os, como Ela, no nosso coração”.

9. O bom costume de rezar o Rosário no mês de Maio, prossiga com maior empenho, a fim de que, na escola de Maria, a lâmpada da fé brilhe sempre mais no coração e nas famílias dos cristãos.

10. “(Na reza do rosário), recomendo as intenções mais urgentes do meu ministério, as necessidade da Igreja, os grandes problemas da humanidade: a paz no mundo, a unidade dos cristão e o diálogo entre as culturas”.

Fonte: http://www.iglesia.org/articulos/el-rincon-de-maria/item/1320-dec%C3%A1logo-sobre-el-rosario

http://cleofas.com.br/decalogo-sobre-o-rosario/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.