Criada a Fundação Pontifícia Ciência e Fé

Promovida pelo Conselho Pontifício para a Cultura e por universidades pontifícias

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 (ZENIT.org) – Bento XVI acaba de erigir a nova Fundação Ciência e Fé, promovida pelo Conselho Pontifício para a Cultura e por algumas universidade pontifícias.

Neste 10 de janeiro, o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, divulgou que Bento XVI constituiu a fundação, com sede no estado vaticano, dotando-a de personalidade jurídica pública canônica e civil.

Criada a pedido do cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, tornando próprios os desejos de algumas universidades pontifícias romanas, a fundação dará continuidade e estabilidade ao Projeto Ciência, Teologia e Questão Ontológica, conhecido pelas siglas em inglês como Projeto STOQ.

O projeto nasceu dos resultados da Comissão de Estudo do Caso Galileu, instituída pelo beato João Paulo II em 2003, e promove o diálogo entre a teologia, a filosofia e as ciências naturais através de iniciativas de estudo, pesquisa e divulgação cultural, com o apoio de diversas instituições, entre as quais a Fundação John Templeton.

A Fundação Ciência e Fé, que é a primeira do tipo no Vaticano, continuará a colaborar com o Conselho Pontifício para a Cultura e com algumas universidades pontifícias, como a Lateranense, a Gregoriana, o Ateneu Regina Apostolorum, o Angelicum, a Salesiana, a Urbaniana e a da Santa Cruz.

A fundação permanecerá ligada ao dicastério por meio do seu presidente, embora vá dispor de autonomia para realizar diversos projetos. Seu objetivo é tornar-se um sólido ponto de referência para uma nova evangelização nos ambientes científicos.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.