Conselho Pontifício para a Família: Mulheres Católicas pelo Direito de Decidir

Brian Clowes

Doutor em filosofia. Escritor e conferencista norte-americano. Diretor do Instituto para a Defesa da Vida. Várias publicações sobre o direito à vida.

[Resumo]

Esta organização americana (CFFD, isto é, Catholics for a Free Choice, em língua inglesa, Mulheres Católicas pelo Direito de Decidir, em língua portuguesa), que surgiu nos anos setenta de um grupo a favor do aborto, embora apresentando-se sob a bandeira católica, ostenta algumas posições claramente contrastantes com a doutrina da Igreja, sobretudo no campo moral e, em particular; na moral sexual. Ademais, sempre que possível, encontra-se motivo para difamar a mesma Igreja, criticando a posição católica no campo da moral sexual e reprodutiva e também em virtude da difusão da AIDS e do assim chamado problema demográfico. Além disso, Catholics for a Free Choice ataca até mesmo a hierarquia e o dogma da Igreja, promovendo uma “reconstrução total de Deus, de Jesus Cristo, da natureza humana e da sociedade “. Realiza muitos projetos e campanhas em colaboração com grupos internacionais bem conhecidos que difundem e sustentam economicamente o aborto, a homossexualidade e o divórcio.
O grupo recebe ajuda financeira também destes mesmos organismos. Muitas de suas ações são também endereçadas aos jovens, com a finalidade de promover a difusão de métodos contraceptivos e abortivos. Através de suas falsas representações e racionalizações, provocam perturbações nos fiéis, que são levados a comportamentos incompatíveis com a fé cristã.

(Direito ao aborto; Direitos sexuais e reprodutivos; Discriminação da mulher e CEDAW; Escolha livre [“Free choice”]; Família e direitos dos menores; Igualdade de direitos entre homens e mulheres; Novos Direitos Humanos; Vida e escolha livre: “pro choice”).

____________________________
Leia o texto integral, entre outros, em Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas,  Pontifício Conselho para a Família, Edições CNBB.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.