Conselho Pontifício para a Família: Matrimônio com disparidade de culto

Cosmo Francesco Ruppi

Arcebispo de Lecce. Foi professor e diretor  do Instituto Pastoral Pugliese. Colaborador de diversos periódicos.
 

[Resumo]

O matrimônio misto com disparidade de culto é analisado a partir do cânon 1086 do CIC, confrontando-o com os cânones 1124-1129 do CIC que tratam especificamente do matrimônio misto. Esclarecida a profunda diferença entre matrimônio misto e matrimônio com disparidade de culto, examina as dificuldades de tal matrimônio, afirmando que “a divisão da fé leva os cônjuges a se sentirem divididos também no pensamento, na conduta e na vida, principalmente quando vivem em ambientes diferentes do próprio “.
Neste contexto, é examinado o matrimônio entre católicos e muçulmanos, tratando da condição feminina no Islã e da concepção muçulmana do matrimônio. Sublinhadas as profundas diferenças entre a teologia e a antropologia islâmica e cristã, a conclusão é que “um matrimônio entre cristãos e muçulmanos apresenta muito mais problemas do que os que resolve”.

(Amor conjugal?; Dureza de coração. Possibilidade futura?; lndissolubilidade matrimonial?; Matrimônio misto e discriminação; Matrimônio, separação, divórcio e consciência).


______________________________
Leia o texto integral, entre outros, em Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas,  Pontifício Conselho para a Família, Edições CNBB.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.