Conselho Pontifício para a Família: Leis imperfeitas e iníquas

Angel Rodriguez Luño

Professor de teologia moral fundamental na Pontifícia Universidade Santa Croce, Roma. Consultor da Congregação para a Doutrina da Fé. Numerosas publicações.

[Resumo]

Um trecho da Encíclica Evangelium Vitae tornou-se famoso pelas interpretações aberrantes das quais foi objeto. Esquecidos do conjunto do texto e ansiosos em nele achar aquilo que não contém, certos “intérpretes” procuraram neste documento a aprovação do voto em favor de leis que autorizam o aborto quando dentro de certos limites. Tal trecho da encíclica foi, de fato, usado abusivamente para induzir os cristãos a apoiar leis iníquas, não só por via parlamentar mas também por referendo. É necessário, portanto, opor-se a interpretações, que objetivem difundir leituras intencionalmente distorcidas de um texto que é, por outro lado, perfeitamente claro e precedido de fortes afirmações, como aquelas contidas nos números 9, 58, 60 etc da encíclica, como também as do Catecismo da Igreja Católica, no n° 2270, ou do Código de Direito Canônico, no art. 1398.

(Biotecnologia: Estado e fundamentalismos; Controle dos nas- cimentos e implosão demográfica; Demografia, transição demográfica e política demográfica; Família e desenvolvimento sustentável; Família e princípios de subsidiariedade; Novo modelo de “Welfare State”; Princípio e argumento do mal menor).

___________________________
Leia o texto integral, entre outros, em Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas,  Pontifício Conselho para a Família, Edições CNBB.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.