Conselho Pontifício para a Família: Identidade e Diferença Sexual

Angelo Scola

Patriarca de Veneza. Doutor em filosofia (Universidade de Milão) e em teologia (Universidade de Friburgo). Foi, entre outros cargos,  reitor da Pontifícia Universidade Lateranense e professor de antropologia teológica Várias obras.

[Resumo]

Muitas confusões circulam a propósito do “masculino” e do “feminino “, do “outro” e do “mesmo”. Tais confusões foram fortemente alimentadas pela ideologia do “gender” assim como pela vulgarização cientifica da clonagem. Não basta dizer que o que faz a riqueza da comunidade humana é a diferença que caracteriza as pessoas. É necessário tirar a maior vantagem possível da fenomenologia existencial, da antropologia personalística, da psicologia, da sexologia e dos ensinamentos da Bíblia e da teologia, a fim de que apareça plenamente que todo ser humano, na sua singularidade, difrata algo da munificência divina.

(O corpo e os desafios atuais: ética e teologia; Discriminação da mulher e CEDAW; Homossexualidade e homofobia; Igualdade de direitos entre homens e mulheres; “Matrimônio” de homossexuais).

____________________________
Leia o texto integral, entre outros, em Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas,  Pontifício Conselho para a Família, Edições CNBB.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.