Conselho Pontifício para a Família: Escolha Livre (”Free Choice”)

Willian E. May

Professor de teologia moral no Pontifício Instituto João Paulo II (Washington, DC). Doutor. Membro da Comissão Teológica Internacional (1986-1997). Numerosos livros e mais de duzentos artigos e publicações.
 
[Resumo]
 
O  termo “free choice” está ligado, na opinião pública moderna, à luta promovida por grupos, em diferentes países, a favor da liberalização das leis sobre o aborto provocado. Em nome do direito da pessoa humana de dispor do próprio corpo para realizar-se no próprio projeto de vida, esses grupos sustentaram que uma mulher grávida tinha o direito ao aborto e que a lei devia respeitar esse direito. Na mesma linha da reivindicação a favor da liberdade individual, sustentou-se também o direito de cada um drogar-se ou de escolher morrer (suicídio assistido). W. May nos lembra o verdadeiro sentido da palavra” escolha livre”, sentido iluminado pela revelação cristã. A Igreja Católica sempre sustentou a liberdade real do indivíduo humano, sua capacidade de fazer pequenas ou grandes escolhas na sua vida. A “escolha livre” assim compreendida não é uma liberdade” de alguma coisa “, negativa, mas uma liberdade “para algo “, na qual o homem demonstra sua capacidade de empenhar-se numa escolha responsável, no seu caminho em direção à santidade.

 (Comitês de bioética; Manipulação da linguagem; Manipulação verbal; Princípio e argumento do mal menor; Qual bioética?)

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.