Conselho Pontifício para a Família: Dureza de coração, possibilidade futura?

Juan Antonio Reig  Pla

Bispo, Doutor em teologia moral. Vários livros e artigos.

[Resumo]

Era indispensável retomar a “pergunta capciosa” feita a Jesus acerca do “caráter lícito” do divórcio e a “dureza do coração” mencionada pelo mesmo. Nos comentários habituais dos textos bíblicos a este respeito (em particular Mt 5,17-20; 19,3) frequentemente se faz referência à assimetria entre o homem que, segundo a tradição hebraica, tem direitos sobre a mulher; e a mulher; que não tem nenhum direito em relação ao marido. Jesus contesta radicalmente esta concepção do matrimônio e restitui ao estado primitivo o desígnio inicial de Deus. O estudo aqui apresentado procede de uma abordagem diferente, que reforça a conclusão acerca do caráter ilícito do divórcio partindo do coração do homem e da dureza, que o pode impedir de amar realmente.

(Amor conjugal?; Família e privatização; lndissolubilidade matrimonial?; Matrimônio, separação, divórcio e consciência; Uniões de fato).

____________________________
Leia o texto integral, entre outros, em Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas,  Pontifício Conselho para a Família, Edições CNBB.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.