Conselho Pontifício para a Família: Consultórios Familiares

Luigi Pati

Professor de pedagogia. Diretor do Centro de Estudos Pedagógicos sobre a vida matrimonial e familiar da Universidade Católica Sacro Cuore, Milão. Várias publicações.

[Resumo]

A crescente complexidade das questões relativas ao respeito à vida suscitou a organização de centros de consultoria familiar: No quadro de tais consultorias, são considerados problemas morais e pastorais, Os problemas morais que se apresentam nestes centros são fundamentalmente os mesmos que se apresentam nos comitês de ética. A questão, no seu conjunto, consiste em saber quais são os limites morais a que se referem tais centros. Dos centros cristãos se espera, obviamente, que se refiram às normas morais objetivas, que o homem pode descobrir com a reta razão, como também aos preceitos evangélicos resumidos no mandamento novo.
Ocorre igualmente que tais centros são influenciados pelas tendências subjetivistas e relati- vistas, que tendem a exaltar a liberdade em detrimento da verdade. Em concreto, não se pode admitir que, no contexto destes centros, a última palavra seja confiada a decisões puramente consensuais. Pois elas sozinhas são incapazes de honrar as exigências da verdade e da justiça.
Os centros de consultoria familiar oferecem também à pastoral um novo campo de ação. A estes centros, com efeito, dirigem-se as pessoas envolvidas na perplexidade ou no desespero,
de uma gravidez de risco, imprevista ou indesejada. E a estes centros que recorrem os casais que devem confrontar-se com a esterilidade ou que querem realizar sua vocação de casal no exercício de uma paternidade e de uma maternidade moralmente responsável.
 
(Amor conjugal?; Consultoria para mulheres grávidas na Alemanha; Economia doméstica; Educação sexual; Fertilidade e continência; Matrimônio, separação, divórcio e consciência; Mentalidade contraceptiva; Paternidade responsável; Pessoa e reprodução integral).

_______________________________
Leia o texto integral, entre outros, em Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas,  Pontifício Conselho para a Família, Edições CNBB.

 

 

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.