“Congresso Mundial das Famílias é o encontro mais importante de líderes pró-vida”, afirma organizador do evento

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 22-05-2012, Gaudium Press) Em um período de 10 dias, serão realizados na Europa dois importantes eventos em favor da vida humana, do matrimônio entre um homem e uma mulher, e da família como célula básica da sociedade. São eles: o 6º Congresso Mundial das Famílias, que acontecerá em Madri, na Espanha, entre 25 e 27 de maio, e 7º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Milão, na Itália, entre 30 de maio e 3 de junho.

Para falar sobre estes relevantes encontros, o site italiano Vatican Insider entrevistou um dos organizadores desta edição encontro da capital espanhola e presidente da plataforma de comunicação de conteúdo católico, Hazte Oir, Ignacio Arsuaga. Na conversa, Arsuaga contou mais detalhes da sexta edição do Congresso Mundial das Famílias, comentando também a respeito das diferenças entre o encontro que se sucederá em Milão e o que será realizado em Madri.

Falando sobre os objetivos do 6º Congresso Mundial das Famílias, o presidente da Hazte Oir destacou que o evento “é o encontro mais importante de líderes pró-vida e pró-família do mundo”, o que, segundo ele, permite alcançar uma dupla meta: “servir de espaço de intercâmbio e coordenação de ações em defesa da vida e da família em âmbito global e, por outro lado, oferecer a formação e a reflexão necessárias para poder defender a família natural como fator chave do progresso da humanidade”.

Arsuaga comentou sobre a diferença entre o Congresso de Madri e o Encontro Mundial das Famílias em Milão. Segundo o presidente da Hazte Oir, a distinção essencial é que o evento de Milão é um ato católico, e o Congresso Mundial das Famílias “nasce do esforço conjunto de dezenas de grupos, associações e fundações da sociedade civil e de pessoas de distintas confissões”. Neste sentido, complementa Arsuaga, o Encontro na Itália será precedido por um congresso teológico-pastoral, enquanto o Congresso na Espanha “tem um conteúdo científico e prático”.

Não obstante o caráter laico do evento espanhol, a santa Sé também marcará presença no encontro. De acordo com Arsuaga, diversas figuras iminentes da Igreja Católica participarão dele, tal como o presidente do Conselho Pontifício para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, que ministrará uma conferência intitulada “A família natural e a revolução contra a família”.

Apesar das diferença entre os dois encontros, o presidente da Hazte Oir fez questão de salientar que ambos “são excelentes oportunidades para defender a família, aprofundar na necessidade de seu fortalecimento e aglutinar esforços nesta enorme tarefa”. (BD/JS)

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.