Conferência Episcopal Peruana aceita decisão imposta pela Santa Sé à Ex-PUCP

O site Gaudium Press divulgou dia 25 de julho de 2012 que o  Presidente da Conferência Episcopal Peruana (CEP), em um comunicado emitido no último dia 24, ressaltou as consequências existentes para a “até agora denominada Pontifícia Universidade Católica do Peru” a sanção imposta pela Santa Sé e manifestada em uma carta do Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado Vaticano. Dom Salvador Piñero, o Presidente da CEP afirmou que com esta decisão “se evitará continuar prejudicando os direitos da Igreja a serviço da educação católica” e se respeitará também o direito dos alunos de receber uma educação coerente com esta identidade.

Dom Piñeiro manifestou sua plena adesão à proibição de usar os títulos de “Pontifícia” e “Católica” à instituição educativa, mas esclareceu que a mesma “continua sendo uma pessoa jurídica pública da Igreja Católica, razão pela qual deve respeitar os legítimos direitos que a esta lhe correspondem e submeter-se à legislação canônica aplicável”.

Em suas palavras concluintes Dom Salvador assinala: “Invoco as autoridades e a comunidade universitária da dita universidade a obedecer as decisões da Santa Sé e a respeitar aquilo que a Suprema Autoridade da Igreja decidir a respeito de uma instituição que lhe pertence. Desta maneira se alcançará sua plena identificação com a Sé de Pedro e a universidade retomará a via que deu origem a sua criação no seio da Igreja”.

Leia a notícia na íntegra: Conferência Episcopal Peruana adere à sanção imposta pela Santa Sé à universidade desobediente

Fonte: Gaudium Press

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.