Concurso pretende reunir os melhores cantores de música sacra do mundo

Roma (Terça-feira, 09-08-2011, Gaudium Press) A Academia Musical Europeia, em parceria com o Conselho Pontifício da Cultura e outras entidades, volta a realizar o Concurso Internacional ‘Música Sacra’, “o único” no mundo “dedicado a jovens cantores solistas de música sacra”.

Segundo nota divulgada pela Academia Musica em conjunto com o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), o evento acontecerá em Roma a partir de 15 de novembro e será destinado a cantores de todas as nacionalidades.

A final do concurso está marcada para o dia 19 de novembro, também na capital italiana. Está programado um concerto de gala na Basílica dos 12 Santos Apóstolos e será transmitido para todo o mundo através da rede de televisão Telepace em parceria com a Rádio Vaticano.

O texto do comunicado diz ainda que “a união de nações e povos diversos numa manifestação multiétnica e multicultural permitiu desenvolver laços culturais internacionais, tornando-se um instrumento ativo de edificação de uma cultura dedicada à colaboração fraterna de mundos diversos, para favorecer a compreensão recíproca”.

A edição de 2011, que conta também com o patrocínio da Conferência Episcopal de Itália e da Província de Roma, inclui uma comissão de honra formada exclusivamente por embaixadores e conselheiros culturais junto da Santa Sé e da República Italiana.

Na anterior edição participaram 1.100 cantores dos cinco continentes, dos quais 130 foram à final.

O valor total dos prémios é de 10 mil euros, em forma de bolsas de estudo que serão distribuídos entre os finalistas além de serem integrados atribuir aos melhores concorrentes, que também serão integrados no grupo de música de câmara Harmonia Ensemble.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.