Como surgiu a Doutrina Social da Igreja?

Vaticano001Com a sua Doutrina Social, a Igreja respondia, no século XIX, às questões laborais. Embora a industrialização tivesse levado a um incremento do bem-estar, eram sobretudo os senhores das fabricas que com isso beneficiavam, enquanto caíam na miséria muitas pessoas, como os trabalhadores quase sem direitos. Desta experiência, o comunismo tirava a conclusão de que existe uma irreconciliável oposição entre o trabalho e o capital, que tinha de ser resolvida através de uma luta de classes. A Igreja, pelo contrário, empenhava-se por um equilíbrio justo entre os trabalhadores e os senhores das fábricas. [2421]amoralcatolica

Leia também: O que é a Doutrina Social da Igreja?

A Igreja empenhava-se em que, não apenas alguns, mas todos fossem beneficiados pelo bem-estar, recentemente possibilitado pela industrialização e pela concorrência. Por isso, ela apoiou a criação de sindicatos e lutou por que os trabalhadores, com a ajuda das leis e das garantias do Estado, fossem protegidos da exploração e, juntamente com as suas famílias, tivessem seguros de saúde e de outras necessidades.

Assista também: Por que devemos conhecer a Doutrina Social da Igreja?

Trecho retirado do livro: YOUCAT

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.