Como se divide a Liturgia da Palavra?

evangeliario-660x330A liturgia da Palavra compreende:

1.Os Escritos dos Profetas, isto é, o Antigo Testamento, e as Memórias dos Apóstolos, ou seja, suas cartas e os Evangelhos.

2.O Salmo responsorial.

3.A aclamação ao Evangelho.

4.O Evangelho.

5.A homilia, que exorta os fieis a acolher esta palavra tal como é verdadeiramente, isto é, como Palavra de Deus, aderindo a ela com a mente e o coração e colocando-a em prática. A homilia acha-se em estreita relação com a celebração sacramental e com a vida da comunidade, e deve favorecer a oração e a vida quotidiana.

6.A oração dos fiéis, na qual se intercede pelas necessidades da Igreja e do mundo inteiro.

Você Sabia?

O sinal da Cruz que o sacerdote e os fiéis fazem sobre a fronte antes da leitura do Evangelho indica a adesão da inteligência, o sinal sobre a boca indica o testemunho e o que se faz sobre o coração indica a nossa disponibilidade de acolher a Palavra de Deus no coração até o ponto de estarmos dispostos ao martírio por causa dela.

Retirado do livro: 

a_eucaristia_cultor

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.