Como pode uma pessoa distinguir se a sua ação é boa ou má?

tumblr_O ser humano tem capacidade para distinguir as ações boas das más, porque possui razão e consciência, que lhe permitem juízos claros. [1749-1754, 1757-1758]

Existem algumas diretrizes que ajudam a distinguir as boas das más ações:

1. Aquilo que faço deve ser bom; não basta uma boa intenção. Roubar bancos é sempre mau, mesmo que o faça com boa intenção de ajudar as pessoas pobres.

a_moral_catolicaLeia também: A Voz da Consciência

O que é o livre arbítrio?

Tratado sobre as boas e más intenções

2. Mesmo que o aquilo que eu faço seja realmente bom, a má intenção com que o faço torna má toda a ação. Acompanhar uma senhora idosa até a casa e ajuda-la a entrar em casa são ações boas; se o fizer para preparar um futuro assalto, torno má essa ação.

3. As circunstâncias em que uma pessoa atua podem diminuir a responsabilidade, embora não mudem em nada o bom ou o mau caráter dessa ação.

Assista também: Como saber se nossas ações são boas ou más?

Bater na mãe é sempre mau, mesmo que antes a mãe tenha dado pouco amor ao filho.

Fonte: Youcat

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.