Como enfrentar as dificuldades

dificuldadeurlAs dificuldades são sempre oportunidades de crescimento quando são encaradas com tranquilidade, coragem, lucidez e determinação. Ninguém escapa delas, então, é importante enfrentá-las com perseverança.

É bom lembrar que quanto maior for a dificuldade, tanto maior será o mérito em superá-la, e isso nos faz mais fortes para enfrentar outras, quem sabe, ainda piores.

A história mostra que os grandes conquistadores, só assim se fizeram, por causa das vitórias conquistadas nas grandes dificuldades. E os grandes navegadores como Cristóvão Colombo, devem sua reputação aos temporais e tempestades que enfrentaram e venceram.

Há um provérbio que diz que a bigorna dura mais que o martelo. A bigorna é aquela base de ferro maciço que o ferreiro usa para moldar o ferro.

Para enfrentar as dificuldades é bom saber que se aprende muito com os professores, com os bons livros, e mais ainda com as derrotas e infortúnios.

Diante das dificuldades, sobretudo, é preciso vencer o medo; pois ele “cristaliza” nossas energias, nos paralisa e nos impede de lutar e vencer. O medo da derrota é pior que a própria derrota.

Diz um provérbio francês que “não podes fazer uma omelete sem quebrar os ovos”; isto é, não é possível conquistar alguma coisa sem arriscar outras. Os fazendeiros dizem que “só cai do cavalo aquele que tem coragem de montar”.

E além de tudo isso, não podemos nos esquecer de Deus, e lutar somente com nossas fracas forças humanas. Afinal, Jesus disse “Sem Mim nada podeis fazer”.

Prof. Felipe Aquino

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.