Como educar os filhos?

tumblr_liky1aq8vF1qhptjno1_500_largePara educar os filhos é preciso “conquistá-los”. Quando a gente conquista alguém, essa pessoa segue-nos sem resistências. Mas como se conquista os filhos? Não é certamente com dinheiro, roupa da moda, tênis de marca, etc., mas com “aquilo que você é” para eles; isto é, a sua conduta, a sua moral, a sua vida honrada e responsável, seu bom exemplo; e, principalmente, o tempo gasto com eles: brincando, passeando, jogando, pescando, pedalando,familia_santuario_da_vida contando estorinhas… O filho precisa ter “orgulho” do seu pai, ter “admiração” pela sua mãe, ter prazer de estar com eles, ser seus amigos, estar apaixonado pelos pais. Só assim ele os ouvirá. Você o levará para onde quiser, inclusive para Deus. Não se pode levar o filho para a fé na marra.

Para conquistar o teu filho você não precisa gastar muito dinheiro mas terá de “gastar muito” tempo e dedicação. Li certa vez uma frase, em um adesivo de automóvel, que dizia: “Conquiste o seu filho, antes que o traficante o faça”. É preciso que cada lar seja acolhedor para o jovem, para que ele não busque consolo na rua, na droga, na violência… fora de casa. Um casal que vive brigando não conquista os filhos.

Leia também: A sublime missão de Educar

Os dez mandamentos dos pais e educadores

A importante missão de educar para a vida

Educar é uma missão maravilhosa

Os filhos também nos educam…

Sobretudo é primordial o respeito para com o filho; levá-lo a sério, respeitar os seus amigos, as suas iniciativas boas, etc. Se você quer ser amigo do seu filho, então deve ser “amigo dos amigos do seu filho”, e nunca rejeitá-los. Acolha-os em sua casa. Deixe que o seu filho traga os seus amigos para a sua casa; então, você os poderá conhecer.

Assista também: A importância de uma boa formação católica para os pais como auxílio para a educação dos filhos

Alguns conselhos para os pais sobre a educação dos filhos

educar_pela_conquista_e_pela_feDiante dos filhos os pais não devem ser super-heróis, que nunca erram. Ao contrário, os filhos devem saber que os seus pais também erram e que também têm o direito de serem perdoados.

Ouça também: A educação depende dos pais

Os pais têm que corrigir os filhos, mas sem humilhá-los. Não se pode bater no filho, não se pode repreendê-lo com nervosismo, ofendê-lo na frente dos seus amigos e irmãos. Isso tudo humilha o filho e o faz odiar os pais. Como este pai, ou esta mãe, poderá dar um bom conselho a este filho? Ele se negará a segui-lo. “Pais, não deis a vossos filhos motivo de revolta contra vós, mas criai-os na disciplina e correção do Senhor” (Ef 6,4).

Retirado do livro “Educar pela Conquista e pela Fé”. Prof. Felipe Aquino. Ed. Cléofas.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.