CNBB do Brasil celebra 50 anos da ‘Sacrosanctum Concilium’

27semanaliturgia201311 de outubro de 2013 – (CNBB) A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB promoverá de 14 a 18 de outubro a 27ª Semana Nacional de Liturgia em São Paulo. O evento comemora os 50 anos da publicação da constituição Sacrosanctum Concilium, do Concílio Vaticano II.

O assessor da Comissão, frei Faustino Paludo explica: “Nosso objetivo será reavivar a consciência da profunda relação que há entre a liturgia renovada pelo Concílio e a Igreja, Povo de Deus, ouvinte da Palavra, aberta ao diálogo e ao serviço do Reino no mundo”.

A reflexão a ser feita na Semana Nacional retoma a proposta de uma liturgia que seja, de fato, fonte e cume da vida da Igreja. A pauta do evento inclui uma retomada histórica sobre as adaptações feitas do Concílio para a realidade brasileira, bem como do movimento de renovação litúrgica.

O envolvimento e a maior participação dos leigos é a expressão de um novo jeito de ser Igreja. “O povo gosta de cantar, de participar, é algo que é novo e que temos que reconhecer no Brasil: o povo gosta de celebrar com a inteireza do seu ser, do seu corpo, dos seus gestos, não apenas com seu espírito”, afirma frei Faustino. Para ele, tal participação é a concretização de uma dimensão teológica do mistério eucarístico. “A Páscoa de Jesus Cristo, lida, refletida, resgatada, no cotidiano do nosso Povo.

Fonte:http://www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/liturgia/12974-semana-nacional-de-liturgia-celebra-50-anos-da-sacrosanctum-concilium

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.