Centro Bíblico de São Leopoldo (RS) abre inscrições para curso bíblico virtual para jovens

São Leopoldo (Quarta-Feira, 04-01-2012, Gaudium Press) O Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) da cidade de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, abriu as inscrições para o Curso Virtual Bíblia e Hermenêuticas Juvenis. A data limite para se inscrever é até o dia 31 de janeiro e o número de vagas é limitado. Atualmente, o CEBI atinge milhares de grupos e comunidades, ajudando as pessoas a reapropriarem-se da Bíblia, encontrando nela luz, ânimo e esperança para resistir às dificuldades e lutar por uma vida mais digna.

O curso é destinado, preferencialmente, a jovens entre 15 e 29 anos de idade que tenham interesse em refletir sobre sua realidade à luz da Palavra de Deus. A atividade terá como objetivo promover a leitura popular da Bíblia junto à juventude na modalidade de Educação à Distância (EAD), além de oferecer elementos para que eles atualizem essa leitura desde sua própria perspectiva.

As aulas terão início em março e se estenderão até dezembro. Os alunos formarão pequenas turmas, que serão acompanhadas pelos facilitadores. O conteúdo será organizado em cinco módulos que passam pelo estudo dos Evangelhos de Marcos, Mateus, Lucas e João.

Esses estudos serão realizados através da leitura popular da Bíblia, tendo como enfoque temas que fazem parte da realidade dos jovens. São eles: Evangelho de Marcos – Saúde e violência; Evangelho de Mateus – Conflito de gerações e raciais; Evangelho de Lucas – Solidariedade e Meio Ambiente; e Evangelho de João – Intolerância e Fundamentalismos Religiosos.

Os interessados poderão se inscrever diretamente no site do CEBI
(www.cebivirtual.com.br). Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone
(51) 3568-2560 ou pelo e-mail cebi@cebi.org.br

História do CEBI
Para divulgar, aprimorar e capacitar pessoas no uso de uma forma nova de ler e interpretar a Bíblia (metodologia) foi fundado, em 20 de julho de 1979, o Centro de Estudos Bíblicos-CEBI. O CEBI constitui uma associação ecumênica sem fins lucrativos, formada por mulheres e homens, reunidos pelo propósito de aprofundar e consolidar essa leitura da Bíblia que defende e promove a vida, através da inserção em comunidades eclesiais, grupos populares e movimentos sociais.

Hoje é possível dizer que a identidade do CEBI está diretamente ligada ao seu jeito de trabalhar com a Bíblia. O método usado é o elemento primeiro a identificar o que faz, quem é e como trabalha o CEBI. O método popularizado é composto pelo triângulo hermenêutico: Realidade – Bíblia – Comunidade. Já faz mais de 20 anos que esse método está sendo difundido e hoje ele está bem arraigado, tornando-se inclusive um carisma particular do CEBI.

O CEBI está organizado em 25 estados brasileiros.
Através de 17 Sub-regiões/Núcleos se faz presente em mais de 600 cidades, atingindo diretamente cerca de 80 mil lideranças populares. É importante ressaltar que mais de 90% das atividades do centro são assumidas por equipes voluntárias. (FB)

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.