Católica que salvou criança judia é homenageada em Israel

Heroína em meio aos atentados terroristas

JERUSALÉM, sexta-feira, 6 de maio de 2011 (ZENIT.org) – Sandra Samuel, que salvou o pequeno Moshé Holtzberg, de 2 anos, nos ataques terroristas em Mumbai, na Índia, em novembro de 2008, foi homenageada em Israel, num ato rememorativo do Holocausto organizado nesta sexta-feira pela Fundação Internacional Raoul Wallenberg, na Universidade de Tel Aviv.

Sandra, católica nascida na Índia, trabalhava desde 2003 para o rabino Gavriel Holtzberg e sua esposa Rivka, na Casa Jabad de Mumbai, e era a babá do pequeno Moshe desde o seu nascimento.

Em 26 de novembro de 2008, Sandra demonstrou coragem excepcional ao resgatar o menino enquanto um grupo de terroristas assassinava os pais dele.

Danny Rainer, vice-presidente da Fundação Wallenberg, entregará a distinção especial.

Antes, o consagrado jornalista Henrique Cymerman apresentou o documentário “Juanito”, entrevista filmada que narra a história do doutor Zalman Shiffer e de seu “irmão”, Juanito, reconstituída pela Fundação Wallenberg em 2010.

Em 1942, na Bélgica, Zalman foi recebido como refugiado na casa de Louise e Joseph Materne, casal cristão que já escondia um menino espanhol chamado Juanito, que escapara da guerra civil espanhola.

A entrevista conta a história desses dois “irmãos por acidente” e como aquela experiência mudou a vida de ambos para sempre.

Graças a uma extensa pesquisa da Fundação Raoul Wallenberg, o casal Materne recebeu o título de Justos entre as Nações.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.