Catequese do Papa: “Viver o Natal com a humildade de Nossa Senhora”

O site Gaudium Press divulgou as palavras do Santo Padre na audiência geral desta quarta-feira. Ele incentivou os fiéis a refletirem, partindo do mistério da assunção, sobre a Fé de Maria.

No início de seus ensinamentos começou dizendo que quando o anjo apareceu a Maria ele convidou a virgem a se alegrar, chamando-a de cheia de graça. E lembrou que essa saudação anuncia o fim da tristeza e do mal existentes no mundo, e completa “É uma saudação que marca o início do Evangelho, da Boa Nova”.

O Papa Bento XVI explicou que “A fonte da alegria de Maria é a graça, a comunhão com Deus. Ela é a criatura que, mediante sua atitude de escuta da palavra e da obediência, abriu de modo único as portas a seu Criador, colocando-se em suas mãos, sem limites”. E, que, “Assim como Abraão, Nossa Senhora também confiou plenamente na divina Palavra, convertendo-se em modelo e mãe de todos os cristãos. E do mesmo modo, sua fé também incluiu um momento de incerteza – as trevas da crucificação de seu Filho – antes de chegar à luz da Ressurreição”.

O Pontífice afirmou ainda que o mesmo acontece no caminho de fé de cada um de nós: existem momentos de luz e passagens onde parece que Deus está ausente; seu silêncio pesa em nossos corações e sua vontade não corresponde à nossa.

Concluindo seus ensinamentos, o Papa ressaltou que o Natal nos convida a viver com humildade e obediência de fé. E recordou: “A glória de Deus não se manifesta no triunfo e no poder do Rei, não resplandece numa cidade famosa, num suntuoso palácio, mas habita no ventre de uma virgem, se revela na pobreza de um menino”.
Leia a catequese na íntegra: Catequese de Bento XVI: A fé de Maria – 19/12/2012 http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=288138

Fonte: http://gaudiumpress.org/content/42798–Viver-o-Natal-com-a-humildade-de-Nossa-Senhora—aconselha-o-Papa

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.