Catequese do Papa: Racionalidade da Fé em Deus

O Santo Padre, Papa Bento XVI, em suas palavras durante a catequese de 21 de novembro de 2012 abordou a racionalidade da fé em Deus. O Papa explicou que a fé possibilita ao homem um saber verdadeiro sobre Deus, ou seja, um “conhecer” que dá um sabor diferente à vida, que nos faz encarar a vida de outro modo, dando um novo sentido ao nosso existir. E que este conhecimento de Deus por meio da fé não é por este motivo somente intelectual, e sim, vital. Logo, a fé católica, também é racional e confia também na razão humana.

Deste modo, Bento XVI, também assinala que deve se incentivar as pesquisas à serviço da vida, as investigações acerca da descoberta dos segredos de nosso planeta e do universo. Sendo assim, a fé não deve entrar em combate, ao contrário deve colaborar com a ciência, disponibilizando critérios como base, a fim de promover o bem comum, e combater somente os propósitos que se oponham ao projeto originário de Deus. Concluindo então, que a ciência e a fé caminham lado a lado. A ciência é uma grande aliada da fé para compreender os desígnios de Deus no universo, e a fé propicia o avanço científico acontecer em favor do bem e da verdade humana.

No encerramento de suas palavras o Papa pede para que rezemos para todos descubram em Jesus Cristo o sentido de existir e a base da liberdade verdadeira, pois sem Deus o homem perde a si mesmo.

Leia a catequese do Papa na íntegra no Portal da Canção Nova: Catequese de Bento XVI – Racionalidade da fé em Deus – 21/11/2012

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.