Catequese do Papa: “Maria imagem e modelo da Igreja”

papa_audiencia23 de Outubro de 2013 – Rádio Vaticano (RV) – Em sua catequese nesta manhã de quarta-feira, na Praça São Pedro, o Papa Francisco convida-nos a refletir sobre a Igreja e, de modo particular, destacou a figura de Maria como imagem e modelo da Igreja. Seu ponto de partida foi o documento conciliar Lumen Gentium, que diz: “Como Santo Ambrósio ensinava, a Mãe de Deus é a figura da Igreja na ordem da fé, da caridade e da perfeita união com Cristo”.

O Papa destacou três aspectos de Nossa Senhora, em âmbito eclesial: Maria como “modelo de fé”, “modelo de caridade” e “modelo de união com Cristo”.

No primeiro aspecto, Maria é apresentada como modelo de fé, que tem como centro Cristo, encarnação do amor infinito de Deus. Porém, a sua fé, recebe uma luz nova quando o anjo Lhe anuncia: “Tu serás a Mãe do Redentor”. Nela se cumpre a fé de Israel”.

O papel principal de Maria é levar Cristo e o seu Evangelho aos homens; ela não anuncia a si mesma, mas anuncia o amor de Cristo, que renova o mundo.

O segundo aspecto é apresentado na vida de Maria: “Maria, modelo de Caridade”. E ele pergunta: Em que modo a Virgem Maria é exemplo vivo de amor? Pensemos à sua disponibilidade na visita à sua prima Santa Isabel: ela levava em seio o Filho de Deus.

A disponibilidade de Maria em levar a todos o grande dom que é Jesus e, com ele, nos porta o seu amor, a sua paz, a sua alegria. A Igreja é também convocada a esse anúncio de Cristo e do seu Evangelho.

O pontífice conclui o terceiro aspecto sobre Maria: “modelo de união com Cristo”. Maria nos ensina a estar sempre unidos a Jesus! Ela sempre foi uma mulher comum no meio do seu povo: rezava, trabalhava, ia à sinagoga. Porém, toda a sua ação era realizada sempre em união perfeita com Jesus e com a vontade do Pai.

Ao concluir sua catequese, o Santo Padre cumprimentou os presentes na Praça de São Pedro, em diversas línguas.

Fonte:http://pt.radiovaticana.va/news/2013/10/23/audi%C3%AAncia_geral:_maria_imagem_e_modelo_da_igreja/bra-739842

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.