Catequese do Papa: Dom do conselho – “Rezemos em silêncio, com o coração”

mariaviewO site Gaudium Press publicou nesta quarta-feira (07/05/14) as palavras do Santo Padre em sua Audiência Geral, na qual falou sobre o dom do conselho, prosseguindo sua catequese sobre os sete dons do Espírito Santo.

Segundo o Papa Francisco, “conselho”, é considerado o dom que torna-nos capazes de fazer a escolha certa diariamente, por meio da lógica de Jesus e do seu Evangelho.

De acordo com o Papa, o conselho é o dom com o qual o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus, sendo necessário em nossas vidas a oração, para nos transformar em pessoas mais dóceis a voz do Senhor.

Desta forma, continuou, deixamos de lado a nossa lógica pessoal, cheia de limitações, permitindo que mature em nós uma sintonia profunda com o Espírito Santo.

“Sempre voltamos ao mesmo ponto: A oração. Rezar é tão importante”, destacou.

Logo depois, ele afirmou que devemos rezar não somente as orações que aprendemos quando crianças, mas também usando as nossas palavras, pedindo ajuda e conselho a Deus.

“Ninguém percebe quando nós rezamos no ônibus ou na rua. Rezemos em silêncio, com o coração, aproveitando desses momentos para rezar. Rezar para que o Espírito nos dê este dom do conselho.”

Ainda segundo o Santo Padre, assim como todos os outros dons do Espírito Santo, o conselho também constitui em um tesouro para toda a comunidade cristã, pois podemos escutar a voz do Senhor através dos nossos irmãos.

O Papa Francisco também reforçou que devemos nos apoiar mutuamente na Fé, iluminando-nos uns aos outros no Espírito Santo.

Aproveitando a ocasião, o Pontífice resolveu ilustrar sua ideia contando a história de um jovem que veio procurá-lo, ainda quando era Arcebispo de Buenos Aires. Naquela época, o rapaz confessou que somente estava ali porque sua mãe o aconselhava a pedir ajuda a Nossa Senhora.

No final de sua catequese, o Papa aconselhou a pedirmos “ao Senhor o dom do conselho, para que, nas diversas circunstâncias da vida, saibamos encontrar o modo certo de falar e de nos comportarmos, de tal modo que o nosso testemunho favoreça a difusão do Evangelho”.

Fonte:http://www.gaudiumpress.org/content/58485–ldquo-Rezemos-em-silencio–com-o-coracao-rdquo—diz-o-Papa–na-Audiencia-Geral

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.